• Forever Wanderers

PROGRAMA FÉRIAS - TRABALHO • ÓTIMA OPORTUNIDADE PARA BRASILEIROS

Updated: Feb 6, 2020


Ah, mas que sonho seria se fosse possível viajar pela Europa e ao mesmo tempo poder trabalhar para financiar os custos da viagem... Peraí, isso é possível! E de uma maneira bem acessível pelo "Programa Férias Trabalho", também conhecido como Working Holiday Visa (WHV) ou Permis Vacances Travail (PVT).

Uma das grandes inspirações para realizarmos esse blog, foi para compartilharmos nossas experiências como mochileiros (backpackers) no mundo de Viagens e Turismo. São temas ainda pouco explorados e com falta de informações suficientes para quem quer colocar a mão na massa e realizar coisas por si próprio, ao invés de pagar caríssimas agências de turismo, tours, etc. ( Com isso, não estamos desmerecendo o trabalho desses agentes, mas gostaríamos de abrir o horizonte para futuros viajantes que querem colocar o pé no mundão e conhecer as opções possíveis. )


Quando falamos em viagem, a primeira coisa que vem a cabeça é que precisamos de muito dinheiro para isso, ou que só viaja quem é rico.

Porém, muitas pessoas ainda desconhecem que o Brasil tem ótimos acordos com outros paises, facilitando a vida do viajante. Um exemplo é o visto "Programa Férias-Trabalho".


O quê é?

Especificamente neste post, gostaria de falar sobre este visto, que é uma oportunidade para o jovem brasileiro, entre 18 e 30 anos, viajar e conhecer um pais no exterior, durante um período máximo de 1 ano, com direito de trabalho, conseguindo dessa forma auxiliar nos custos da viagem e vivenciar a cultura do país conhecendo seu modo de vida.


Quais países?


Atualmente o Brasil tem o acordo com a Alemanha, França e Nova Zelândia.

Lake Tekapo, Nova Zelândia

Requerimentos / Restrições


Cada país tem as suas condições especificas, mas em linhas gerais para aplicar o visto você precisa:

  1. Ter um passaporte;

  2. Entre 18 e 30 anos;

  3. Comprovação de recursos financeiros (O montante varia de acordo com cada país);

  4. Passagem aérea comprada ou comprovante financeiro no valor da passagem;

  5. Seguro de saúde/viagem (De acordo com cada país);

  6. Não é permitido levar acompanhante, dependente, familiar, etc.

  7. Existem mais alguns requerimentos, mas estes são os que considero mais críticos. O ideal é entrar no site referente a aplicação de cada país e pegar as informações oficiais, principalmente porque podem ocorrer mudanças ou atualizações, então sempre é bom manter-se informado.

Como fazer?


A aplicação dos vistos para Alemanha e França, é feita diretamente no consulado mediante agendamento. Já para a Nova Zelândia, o processo é inteiramente online.

Abaixo, você encontra o link referente ao pedido de cada país:


Contato Alemanha - Contato França - Contato Nova Zelândia


Eu pessoalmente, já morei na Nova Zelândia e na França com esse tipo de visto. O acordo com a Alemanha é bastante recente: Novembro/2019. Realizei toda a aplicação e processo de visto sozinho, basta colocar no google ou youtube as palavras-chave "Férias-Trabalho França" - "PVT França"- "New Zealand Working Holiday for Brazilians" etc. Já existe alguma informação de outros bloggers que compartilham a experiência, é bem interessante! Ou caso queiram tirar alguma dúvida, só mandar uma mensagem para a gente também.


Por quê sugerimos a você embarcar nesta experiência ?


Existem diversas razões, mas além do motivo de que amamos viajar, outras razões concretas são :


Oportunidade de dar uma pausa e ter outras experiencias profissionais :

Nada melhor que quebrar um pouco sua rotina, dar um tempo para você mesmo e sair para ver o mundo com a mente aberta. A chance de tentar um outro emprego, de ver como as coisas funcionam lá fora, aprender novos processos e novas formas de agir, é algo realmente muito enriquecedor.



Uma maneira de viajar e pagar suas despesas :

A grande sacada deste visto! Você tem o direito de trabalhar e ganhar na moeda local, dessa forma tem a oportunidade de permanecer no país por um longo período. Se você se organizar bem, poderá viajar por um tempo, trabalhar e juntar uma grana, e ainda viajar mais um pouco. É você quem decide o rumo que a sua experiência tomará !


Ter amigos pelo mundo inteiro :

O que eu considero o melhor de todos os motivos, você conhece pessoas de todo o mundo. Uma das razões mais empolgantes de sair nessa aventura, é que toda a galera que você vai encontrar poderá se tornar uma conexão para a vida inteira. Quando você menos esperar, logo terá um "sofá para dormir" em cada canto do planeta.


O muro dos "Je t'aime" - Paris, França

Colocar em prática ou dominar uma segunda (ou terceira) língua :

Nada melhor do que colocar na prática os anos de estudo em uma língua e sair falando por aí! Ou melhor ainda, caso não saiba uma segunda língua, a oportunidade de sair da sua zona de conforto e aprender algo novo. O aprendizado de um novo idioma abre inúmeras portas para o crescimento pessoal e profissional. ( Aconselhamos ter um domínio básico do idioma do pais antes de se lançar por lá, pois isso facilitará demais a sua adaptação)


Alerta aos desavisados


Não existe nenhuma fórmula mágica e este tipo de visto não faz milagres. Para esta e qualquer outra aplicação é necessário o mínimo de organização, planejamento financeiro, saber ou ter interesse em aprender uma outra língua e estar aberto para aceitar empregos menos qualificados de trabalho. Toda adaptação em um novo país requer muita perseverança e determinação. Consideramos uma excelente oportunidade, entretanto, como tudo na vida, existem altos e baixos. Você tem que ter na mente que levará um pouco de tempo e energia para se estabilizar em um novo ambiente. Mas se você estiver disposto a tudo isso, garantimos que sua viagem valerá muito a pena! Você retornará uma pessoa muito melhor do que quando saiu do seu país.



Desejamos boa sorte e boas aventuras para futuros viajantes


A ideia desse post é dar um "alô" da existência dessa modalidade de visto, pois acredito que tenha um potencial de melhorar a vida de inúmeras pessoas e ainda é algo pouco falado aqui no Brasil.


Ficou interessado mas ainda com dúvidas ? Manda uma mensagem que podemos ajudar.


#ForeverWanderers #AwareWanderers #ProgramaFeriasTrabalho #TrabalhoNoExterior

684 views0 comments

Recent Posts

See All